Ano Novo

O feriado de Ano-Novo é celebrado na passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro. Como já diz o nome, nesta data comemora-se o início de um novo ano! Em 2022 o feriado de Ano-Novo caiu em um sábado. Tradicionalmente, as celebrações costumam ocorrer na noite do dia 31, sendo feriado apenas no dia seguinte.

O dia 31 de dezembro é conhecido como véspera de ano-novo, e apesar de não ser feriado, é ponto facultativo no Brasil. Em 2022 a véspera de Ano-Novo será em um sábado.

Confira no calendário abaixo quando cai o próximo feriado de Ano Novo (em 2023):

Janeiro - 2023
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
1Ano Novo
234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234
Lua CheiaLua Minguante14 Lua Nova21 Lua Crescente28 
Feriado Nacional  

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Origem do Ano-Novo

O dia 1º de janeiro tem origem no calendário romano promulgado por Júlio César em 46 a.c. Para os romanos, este era o dia de Jano, o deus dos portões. Jano tinha duas faces: a face da frente visualizava o futuro, e a de trás o passado. Portanto, era o deus ideal para representar a passagem de ano.

No entanto, foi apenas em 1582, quando o papa promulgou o calendário gregoriano, que o dia 1º de janeiro foi oficializado como o primeiro dia do ano, mas sem a menção a Janos.

Nos séculos posteriores a maioria das culturas ocidentais acabou adotando o calendário gregoriano, dentre elas o Brasil. E aqui uma curiosidade: a Inglaterra, no entanto, ficou até 1751 comemorando o ano-novo no dia 25 de março!

É importante lembrar que cada cultura tem uma data específica para celebrar a passagem de ano. Veja quando é celebrado o ano-novo em outras culturas:

  • Os chineses comemoram o ano-novo em uma data móvel, entre janeiro e fevereiro.
  • Para os judeus, a passagem de ano é celebrado entre setembro e outubro.
  • Para os povos de religião muçulmana, o ano-novo é celebrado em maio;
  • Há povos que sequer controlam o tempo, como a tribo dos Amondawas, no amazonas.

Sinônimos

A ano-novo também é conhecido Réveillon, termo originário da cultura francesa, que significa “despertar”.

Superstições

Veja as superstições que algumas pessoas tem com relação a esta data:

  • Usar roupa branca;
  • Chupar uva e guardar 7 sementes, isso trás sorte no ano que se inicia;
  • Comer sete sementes de romã;
  • Pular sete ondas no mar;
  • Não comer aves que ciscam para trás;
  • Usar lingerie colorida;
  • Comer doze uvas.

Como é comemorado o ano-novo no Brasil?

As comemorações costumam ter influencia cultural. A cultura brasileira, com forte influencia das culturas africanas, acabou incorporando algumas de suas superstições e costumes. Hoje temos por hábito, por exemplo, o uso de roupas brancas, comer uvas e guardar 7 sementes, levar oferendas à praia para Iemanjá ou pular 7 ondas nas cidades litorâneas.

As pessoas que preferem celebrar a data em sua própria casa, costumam fazer um jantar comemorativo e assistir aos shows de fogos de artifícios pela TV ou mesmo pela janela de suas casas e apartamentos.

Já quem prefere sair para comemorar, costuma se reunir em pontos tradicionais em sua cidade. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, ponto de encontro tradicional acontece na praia de Copacabana, onde acontece a famosa queima de fogos-de-artifício do ano-novo. Em São Paulo, a passagem de ano costuma ser comemorado na avenida mais importante da cidade, a Avenida Paulista, com shows e apresentações de artistas famosos.

Outras datas comemorativas

Na mesma data do dia de Ano-Novo celebram-se também:

  • O  Dia da Confraternização Universal, data comemorativa reconhecida pela ONU – Organização das Nações Unidas;
  • O Dia Mundial da Paz, data comemorativa que celebra a paz entre os povos e instituída pelo Papa em 1968;

Quando cai os próximos feriados de Ano-novo