Dia das Crianças

O Dia das Crianças é celebrado anualmente no Brasil em 12 de outubro. O objetivo da data é não apenas comemorar, mas também de lembrar e refletir sobre os direitos fundamentais garantidos as crianças, durante esta etapa tão importante e única em suas vidas. Em 2022 o Dia das Crianças cai em uma quarta-feira.

No Brasil, a data cai no mesmo dia do feriado de Nossa Senhora de Aparecida. Veja no calendário abaixo o dia da semana que cai o próximo Dia das Crianças (em 2023):

Outubro - 2022
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
2526272829301
2345678
91011
12Nossa Senhora Aparecida
131415
16171819202122
23242526272829
303112345
Lua CrescenteLua CheiaLua Minguante17 Lua Nova25 
Feriado Nacional  Ponto Facultativo  Data Comemorativa Popular  
12 - Dia das Crianças
12 - Nossa Senhora Aparecida
15 - Dia do Professor
28 - Dia do Servidor Público (Ponto Facultativo)
31 - Dia das Bruxas / Halloween

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Origem do Dia das Crianças

No Brasil, a ideia do Dia das Crianças surgiu em 1923, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. No ano seguinte, o então deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei, propondo o dia 12 de outubro como o dia oficial das crianças no Brasil. A data foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes por meio do decreto nº 4867.

A data permaneceu relativamente apagada por algumas décadas, chegou inclusive a ser alterada em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas para o dia 25 de março. Curiosamente, foi apenas na década de 1960 que, após uma campanha comercial lançada pela Fábrica de Brinquedos Estrela em conjunto com a Johnson&Johnson, para aumentar suas vendas, que o dia 12 de outubro ganhou projeção nacional e passou a ser uma data lembrada e comemorada pelos brasileiros.

A estratégia de vendas deu centro, outras empresas aderiram a campanha, e o Dia das Crianças foi sendo popularizado ano após ano, sempre associado a compra de presentes para a alegria da garotada.

Em 1925, dois anos após a realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança no Rio de Janeiro, foi escolhido em Genebra, na Suíça, a data de 1 de junho como o Dia Internacional das Crianças, durante uma conferencia para o Bem-estar da Criança. Mais de 40 países no mundo adotam esta data, dentre eles China e Portugal.

Em 1959, após a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Organização das Nações Unidas (ONU) elege o dia 20 de novembro como o Dia Mundial das Crianças. Franca, Canadá e Reino Unido, dentre outros, adotaram esta data.

Independente da data escolhida por cada pais, todas as celebrações compartilham do mesmo objetivo, de prestar homenagem e defender os direitos fundamentais que devem ser garantidos a todas as  crianças.

Importancia da data

Para alem das implicâncias comerciais associadas a data, o dia das Crianças é uma data importante não apenas para comemorar e presentear, mas também se lembrar e defender os direitos fundamentais das crianças, que devem ser garantidos a todas elas, independente da raça, cor, religião e nível sócio-econômico.

Todas as crianças têm direito de receber um nome, nacionalidade, alimentação, assistência médica, educação, recreação e moradia. Também devem ser protegidas contra o abandono, o trabalho infantil, a discriminação e contra todo tipo crueldade e violência de qualquer gênero.

As crianças devem crescer dentro de uma sociedade justa e que lhes garanta o direito de se desenvolver plenamente até a vida adulta. Somos bem sucedidos nesta tarefa? Para pensar e refletir no Dia das Crianças.

Próximas Datas

Veja o dia da semana que cai a data nos próximos anos: