Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é celebrado todo ano em 12 de junho no Brasil. A data comemorativa celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em 2022 o Dia dos Namorados cai em um domingo.

O Dia dos Namorados não é um feriado no Brasil. Veja no calendário abaixo o dia da semana que cai a próxima data comemorativa (em 2023):

Junho - 2023
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
28293031123
45678910
11
12Dia dos Namorados
1314151617
18192021222324
2526272829301
Lua CheiaLua Minguante10 Lua Nova18 Lua Crescente26 
Ponto Facultativo  Data Comemorativa Popular  
8 - Corpus Christi (Ponto Facultativo)
12 - Dia dos Namorados
24 - Dia de São João

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Origem do Dia dos Namorados

No Brasil, a data de 12 de junho foi escolhida em 1949 pelo publicitário João Doria para comemorar o Dia dos Namorados, por ser a véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, o famoso Santo Casamenteiro português.

Dória teve a ideia do exterior, onde o dia dos namorados já era comemorado com o nome de Valentine’s Day, mas na data de 14 de fevereiro. A ideia, lá fora, era estimular a troca de presentes entre os casais enamorados. Doria aplicou a mesma ideia ao Brasil, e apresentou-a aos comerciantes paulistas, criando na época a campanha “não é só com beijos que se prova o amor”.

Na maioria dos países que comemoram a data, o dia dos namorados é celebrado em 14 de fevereiro em homenagem a São Valentim – daí a referencia ao Valentine’s Day.

A história de Valentim é muito antiga e sofreu várias transformações ao longo dos séculos. Segundo uma das versões, Valentim foi um cristão do século III que tornou-se bispo em Terni – Itália central. Foi perseguido pelo Imperador Romano Claudio II e condenado a morte, tendo sido executado em 14 de fevereiro. Antes de morrer, Valentim teria curado da cegueira a filha de seu carcereiro. Por esse milagre, foi convertido em Mártir pela Igreja católica durante a Idade Média.

Durante praticamente toda a Idade Média, o dia de São Valentim era um dia religioso, unicamente para prestar homenagem ao mártir cristão. A associação da data com o amor e romantismo viria apenas séculos depois.

No século XVIII, circulou pela Europa a lenda que Valentim teria se apaixonado pela filha cega do carcereiro antes de morrer, deixado-lhe uma carta de despedida assinada como “Seu Valentim”. Outro adendo a lenda cita que Valentim foi condenado a morte em Roma, por promover casamentos cristãos entre os soldados romanos, em uma época que os casamentos eram proibidos entre os guerreiros.

Em muitos países de cultura ocidental tornou-se comum nessa data os pares enamorados expressarem seu amor e carinho através de cartas, jantares, realização de viagens, declarações de amor, piqueniques ao ar livre, poemas, contos, ir ao cinema ou mesmo a simples troca de mensagens românticas pelo celular. Independente da idade da relação, a ideia atual do Dia dos Namorados é celebrar o amor.

No século XX, várias empresar perceberam que poderiam lucrar com a data, e lançaram campanhas comerciais visando estimular a compra de presentes entre os casais enamorados. Foi neste contexto que João Doria lançou a ideia do Dia dos Namorados no Brasil, em 12 de junho.

Próximas Datas

Veja o dia da semana que cai o Dia dos Namorados nos próximos anos: