Finados

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado em 2 de novembro no Brasil. A data é um feriado nacional no país. No ano de 2022 o dia de Finados caiu em uma quarta-feira.

Veja no calendário abaixo o dia da semana que cai o próximo dia de Finados (em 2022):

Novembro - 2022
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
30311
2Finados
345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930123
Lua CrescenteLua CheiaLua Minguante16 Lua Nova23 Lua Crescente30 
Feriado Nacional  Data Comemorativa Popular  
1 - Dia de Todos os Santos
2 - Finados
15 - Proclamação da República
19 - Dia da Bandeira
20 - Dia Nacional da Consciência Negra
25 - Black Friday
28 - Cyber Monday

Origem e Significado do Dia de Finados

A celebração do Dia de Finados é uma homenagem prestada pelos vivos aos que já se foram, em respeito e reverência aos antepassados.

A igreja católica instituiu durante a Idade Média a data de 2 de novembro para celebrar o Dia de Finados. A celebração no entanto é muito mais antiga, e está presente nas mais diversas culturas, que a celebram cada qual a sua maneira e em uma data específica.

Registros históricos indicam que os cristãos iam às catacumbas desde o século II, onde prestavam homenagem e rezavam pelos mortos na esperança salvarem suas almas – nas religiões cristãs, o destino dos mortos pode ser o céu, inferno ou purgatório.

A prática de lembrar e rezar pelos mortos permanece até hoje – no Brasil e em muitos países da América e Europa os cristãos vão aos cemitérios lavar flores, prestar homenagem e rezar pelos entes queridos que já se foram. Quando ir ao cemitério não é uma opção, é comum se acender uma vela em casa em homenagem aos parentes mortos.

No México, que é um país majoritariamente católico, as celebrações do Dia de Finados são mais animadas, pois para os Mexicanos, neste dia os mortos tem permissão de retornar ao mundo dos vivos para visitar os parentes.

Para recebê-los da melhor forma possível, os mexicanos realizam grandes festas com as comidas e bebidas preferidas dos parentes mortos. Muitos mexicanos se fantasiam com mascaras de caveira ou roupas de esqueleto.

No Brasil, em Juazeiro do Norte (CE) a homenagem aos mortos é uma festa popular e dura vários dias. Começa em outubro, com a realização da Romaria de Finados, e termina no Dia de Finados, em 2 de novembro. A celebração atrai milhares de brasileiros para a região.

No Japão, que é um país maioritariamente budista, o dia dos mortos (Obon em japonês) é celebrado em julho ou agosto, dependendo da região do país. Seguindo a tradição centenária, os japoneses retornam a sua terra natal, para honrar os espíritos mortos e libertar aqueles que ainda se encontram inquietos de seu sofrimento.

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Proximas datas

Veja o dia da semana que cai a data nos próximos anos: