Carnaval

O Carnaval em 2022 cai no dia 1 de março, uma terça-feira. Mas sua celebração no Brasil compreende vários dias de festa, que começa no sábado que antecede a terça de carnaval, e termina na quarta-feira de cinzas.

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil, sendo festejado por todo o país. Chegou por aqui vindo da Europa, mas foi apenas no século 20 que assumiu o formato que conhecemos hoje, com forte presença do samba e grandes desfiles rua. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Bahia ficaram famosos por terem as maiores festas, com presença de grandes desfiles de rua.

Alguns fatos interessantes sobre o Carnaval no Brasil:

  • O entrudo, uma festa popular oriunda de Portugal, chegou ao Brasil no século XV. Foi a primeira ocorrência do Carnaval em nosso país;
  • A primeira escola de samba (Deixa Falar,  hoje Estácio de Sá), foi criada em 1928;
  • O “Galo da Madrugada” da cidade de Recife (PB), é maior bloco de Carnaval do mundo;
  • Em 2018, estima-se que indústria carnavalesca movimentou mais de 6 bilhões de reais, gerando mais de 20 mil empregos. O ministério do turismo estima que o evento traga ao Brasil aproximadamente 400 mil estrangeiros (fonte: uol).

O Carnaval é feriado no Brasil?

O Carnaval não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. No entanto, alguns estados podem decretar a terça feira de carnaval como um feriado estadual, caso por exemplo do estado do Rio de Janeiro.

Por ser ponto facultativo, a suspensão da jornada de trabalho durante o Carnaval, desde a segunda até o período da manhã da quarta-feira, fica a critério das empresas. Tradicionalmente, muitas empresas no Brasil acabam liberando seus funcionários de trabalhar durante este período.

Durante a pandemia de Covid-19, alguns estados suspenderam o ponto facultativo.

Semana de Carnaval

O carnaval é uma data móvel, celebrada sempre 47 dias antes da Páscoa. Por isso ele cai sempre em uma terça-feira.  Confira no calendário abaixo a data do próximo carnaval (em ):

O período de festas começa no sábado, dia 26 de fevereiro e se estende até a quarta feira de cinzas, dia 2 de março. Tradicionalmente no Brasil, a jornada de trabalho de segunda até quarta-feira (meio período) é ponto facultativo.

Durante este período, muitas cidades no país organizam eventos e festividades, como desfile de escolas de samba e blocos carnavalescos. Os dois principais desfiles de escolas de samba no Brasil acontecem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Origem e significado

O carnaval é um festa muito antiga, cujas origens remontam ao período greco romano. Durante a Idade Média a festa foi incorporada ao cristianismo e denominada carnelevale, expressão derivada do latim e que significa literalmente “adeus a carne”, cujo consumo era proibido durante a quaresma, período de penitência e preparatório para a Páscoa.

Apesar da relação histórica com o cristianismo, o Carnaval não é uma celebração exclusivamente cristã. Pessoas das mais variadas religiões festejam a data, que é comemorada em vários países do mundo. Nos Estados Unidos, Canadá e em muitos países europeus, podem ocorrer desfiles de rua –  mas em proporções menores quando comparado ao nosso, e de acordo com a cultura local. O samba por exemplo, não faz parte.

O carnaval no exterior é também um período de maior comilança, pelas origens históricas já citadas. Na franca o evento é conhecido como “Mardi Gras”, que em francês significa “terça-feira gorda”, expressão que se espalhou para o resto do mundo (Fat Thuesday).

Durante o período das festas carnavalescas, há um relaxamento das regras e normas do dia a dia. As pessoas incorporam os mais diversos personagens nos dias de festa, e o que pode ser visto como estranho fora da data, durante o evento é compreendido e esperado. As fantasias podem incluir temas com crítica social e política, tanto no carnaval brasileiro como no exterior.

Quando cai os próximos feriados do Carnaval

Como a data é móvel (depende da Páscoa), cada ano é comemorado em uma período diferente. Veja as datas do Carnaval para os próximos 3 anos:

  • Carnaval 2023: terça-feira, 21 de fevereiro.
  • Carnaval 2024: terça-feira, 13 de fevereiro.
  • Carnaval 2025: terça-feira, 4 de março.