Quarta-Feira de Cinzas

Em 2022 a Quarta-feira de Cinzas é celebrada no dia 2 de março, dia seguinte ao carnaval. Para os cristãos, a data marca o início da Quaresma, período de penitência e preparatório para a Páscoa.

A Quarta-feira de Cinzas não é um feriado, mas sim um ponto facultativo. Neste dia, muitas empresas no Brasil liberam seus funcionários da jornada de trabalho no período da manhã.

A data é um feriado móvel que acontece 46 dias corridos antes da Páscoa. Por causa disto, a data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março. Confira no calendário abaixo a data da próxima Quarta-feira de Cinzas (em ):

Origem e Significado da Quarta-feira de Cinzas

Dentro do catolicismo, a Quarta-feira de Cinzas também é conhecida como o Dia das Cinzas. Durante as missas tradicionais da quaresma, os fiéis são abençoados pelo padre com uma mancha de cinzas na testa, provenientes de ramos queimados e benzidos no Domingo de Ramos.

As cinzas são para os cristãos uma representação da morte, e a igreja católica vê na quaresma um período de penitência e reflexão sobre a fragilidade da vida, com o objetivo de elevar o espírito humano a uma condição melhor.

Quaresma vem da palavra “quarenta”, em alusão ao período que Jesus passou só no deserto, enquanto era tentado pelo demônio. O número 40 é muito utilizado na bíblia para representar períodos longos e importantes. Noé ficou quarenta dias na Arca durante o dilúvio. Moisés ficou 40 dias no monte Sinai.

Próximas datas

Como a data é móvel (depende da Páscoa), cada ano é comemorado em uma período diferente. Veja as datas da Quarta-feira de Cinzas para os próximos 3 anos:

  • Quarta-feira de Cinzas 2023: quarta-feira, 22 de fevereiro.
  • Quarta-feira de Cinzas 2024: quarta-feira, 14 de fevereiro.
  • Quarta-feira de Cinzas 2025: quarta-feira, 5 de março.

Quer saber a data em um ano específico? Digite o ano abaixo e depois clique em ver: