Dia das Mães

Em 2022 o Dia das mães cai na data de 8 de maio. A data presta homenagem a todas as mães, sendo um dia em que os filhos agradecem a dedicação, o cuidado e o amor que receberam de suas mães.

O Dia das Mães não é um feriado no Brasil. A data muda todo ano, mas no Brasil é sempre comemorada no segundo domingo do mês de Maio. Veja no calendário abaixo quando cai o próximo Dia das Mães (em ):

Maio - 2023
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
30
1Dia do Trabalho
23456
78910111213
14Dia das Mães
151617181920
21222324252627
28293031123
Lua CheiaLua Minguante12 Lua Nova19 Lua Crescente27 
Feriado Nacional  Data Comemorativa Popular  
1 - Dia do Trabalho
14 - Dia das Mães
28 - Domingo de Pentecostes

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Origem do Dia das Mães

A origem do dia das mães é muito antiga. O primeiro registro histórico vem da Grécia antiga, através da figura de Rhea, a Mãe dos Deuses. A encarnação de Rhea foi Cibele, que representava a fertilidade da natureza. A data escolhida para homenagear Cibele era o início da primavera no hemisfério norte, em março. Os romanos incorporaram a figura de Cibele em sua cultura, a quem chamavam de Magna Mater, a “Grande Mãe”.

Posteriormente os mesmos romanos, mas já sob influencia da religião cristã, prestavam homenagem às mães em honra a virgem Maria, sendo a data escolhida o quarto domingo da Quaresma. A data continuou a ser celebrada durante a Idade Média e coincidia com a data que os gregos escolheram para homenagear a deusa Cibele. Na Inglaterra do século XVII as pessoas ainda celebravam a data – conhecida como o “Domingo das Mães”, também no 4º domingo da Quaresma.

As homenagens foram se transformando ao longo dos séculos e culturas, e apesar de não existir relação direta entre a celebração atual do dia das mães com as da Antiguidade e Idade Média, é importante lembrar que a representação da figura materna existiu em diversas culturas sob as mais diversas formas.

O Dia das Mães tal como o conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos, com o trabalho da ativista social Ann Jarvis. Em 1858 ela fundou o Mother’s Day Work Club, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias e diminuir a mortalidade das crianças dentro das famílias de trabalhadores.

Entre 1861 e 1865, durante a guerra civil americana, trabalhou no socorro a soldados feriados de ambos os lados. Junto com outras mães, criou posteriormente o Mother’s Friendship Day, para promover o convívio pacífico entre famílias de soldados também de ambos os lados.

Após sua morte, sua filha Anna Jarvis criou maio de 1908 um memorial em homenagem a Ann, sua mãe. Em 1910, o estado da Virgínia Ocidental oficializou a data. Dois anos depois, o Congresso americano estipulou que o dia das mães fosse celebrado em todo o país no segundo domingo de maio.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi celebrado em 12 de maio de 1918 pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Mas foi apenas durante o governo de Getúlio Vargas que a data foi oficializada em âmbito nacional, para ser celebrada no segundo domingo de maio.

Próximas Datas

Como a data é móvel, ela muda todo ano. Veja quando cai o Dia das Mães nos próximos anos:

  • Dia das Mães 2023: domingo, 14 de maio.
  • Dia das Mães 2024: domingo, 12 de maio.
  • Dia das Mães 2025: domingo, 11 de maio.