Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente na data de 1º de maio no Brasil e na maioria dos países do mundo. A data é uma homenagem a todos os trabalhadores que lutaram por melhores condições de vida e de trabalho.

O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil e na maioria dos países do mundo, dentre eles Argentina, Bolivia, Chile, Portugal, Espanha, França, Suécia, Rússia, etc.

Em 2022 o Dia do Trabalho cai em um domingo. Veja no calendário abaixo o dia da semana que cai o próximo feriado do Dia do Trabalho (em 2023):

Maio - 2023
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
30
1Dia do Trabalho
23456
78910111213
14Dia das Mães
151617181920
21222324252627
28293031123
Lua CheiaLua Minguante12 Lua Nova19 Lua Crescente27 
Feriado Nacional  Data Comemorativa Popular  
1 - Dia do Trabalho
14 - Dia das Mães
28 - Domingo de Pentecostes

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Origem e Significado do Dia do Trabalho

Ao final do século XIX, os sindicatos dos trabalhadores americanos costumavam iniciar suas campanhas por melhores condições de trabalho a partir do dia primeiro de maio – data em que muitas das empresas americanas iniciavam seu ano contábil, quando os contratos trabalhistas terminavam e novos se iniciavam.

No dia primeiro de maio de 1885 uma convenção da American Federation of Labor passou uma resolução pedindo a limitação da jornada em 8 horas diárias. No 1º de maio do ano seguinte, os trabalhadores da cidade de Chicago iniciaram uma greve na luta por melhores condições de trabalho. Uma das pautas da greve era a redução da jornada, que em Chicago podia chegar a extenuantes 17 horas trabalhadas em um dia.

Houve prisões no confronto com a polícia, e uma bomba explodiu matando um policial. Nos confrontos que se seguiram, alguns trabalhadores foram mortos, enquanto outros perderam suas vidas condenados à forca em julgamento subsequente. Em 1893 foi realizado um novo julgamento deste episódio, e descobriu-se que foi o chefe da polícia quem encomendou o atentado a bomba, para justificar a repressão policial sobre os grevistas.

Este acontecimento serviu de inspiração para outras manifestações em todo o mundo na data do Dia do Trabalho. Em 1889, durante a Internacional Socialista em Paris, decidiu-se por convocar uma manifestação trabalhista anual com o objetivo de lutar pela jornada de 8 horas. A data escolhida foi o primeiro de maio, em homenagem às lutas sindicais de Chicago em 1886.

Em 1919  o senado francês aprovou a jornada de 8 horas e proclamou o Dia do Trabalho como feriado nacional na data de primeiro de maio. No ano seguinte foi a vez da União Soviética adotar o 1.º de maio como feriado.

Foi assim que, após sucessivos anos de manifestações e conflitos, os trabalhadores conseguiram regular a duração máxima da jornada de trabalho em oito horas, na maior parte dos países europeus e nos Estados Unidos.

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi oficializado em 26 de setembro de 1924  pelo decreto presidencial nº 4.859. Já a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho, foi instituída apenas no final do último governo Vargas, em 1943.

Uma curiosidade: Apesar dos eventos em Chicago, nos Estados Unidos e Canadá, o Labour Day – Dia do Trabalho em inglês, é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro.

Próximas Datas

Veja o dia da semana que cai o Dia do Trabalho nos próximos anos: