Natal

O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro. As festividades começam na noite da véspera, dia 24 de dezembro, usualmente com reunião de familiares para a ceia natalina. No ano de 2022 o dia de Natal caiu em um domingo.

O dia de Natal é um feriado nacional no Brasil. Já a véspera de natal, dia 24 de dezembro, é ponto facultativo após as 14hs, e muitas empresas liberam seus funcionários da jornada de trabalho neste período.

Veja no calendário abaixo o dia da semana que cai o próximo Natal (em 2022):

Origem e significado do Natal

No século IV, o dia 25 de dezembro foi escolhido pela Igreja Católica para celebrar o dia do nascimento de Jesus – a palavra Natal deriva do latim natalis, que significa “nascimento”.

Mas Jesus nasceu em 25 de dezembro? O evangelho menciona que os pastores de ovelhas foram um dos primeiros a visitar o Menino Jesus, logo após seu nascimento. Mas dezembro é um mês de inverno em Belém, e os pastores não pastoreiam suas ovelhas no inverno. Então é provável que Jesus não tenha nascido nesta época.

Mas porque então o Natal é comemorado em 25 de Dezembro? Na época e por volta desta mesma data, acontecia em Roma os festivais pagãos do solstício de inverno. Ao escolher a data do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, o papa Julio 1o. viu aí uma oportunidade de se contrapor aos festivais pagãos e trazer os infiéis para dentro do cristianismo.

Foi assim que a Igreja Católica transmutou a data de 25 de dezembro, de um festa pagã a ser esquecida, para uma festa cristã a ser lembrada. Hoje, o dia de Natal é festejado anualmente em praticamente todo o ocidente, e é feriado na maioria dos países do mundo.

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Símbolos e tradições natalinas

A celebração do natal é cercada de tradições. Uma das mais difundidas no mundo é a decoração das cidades durante as semanas que antecedem a data. Ruas, árvores, prédios e pontes, apenas para  citar alguns exemplos, são decoradas com enfeites e temas natalinos, como bolinhas coloridas, estrelas e luzes dos mais variados tipos.

São três os principais símbolos do natal:

  • Árvore de Natal
  • Presépio
  • Papai Noel

ÁRVORE DE NATAL: este é talvez o símbolo mais antigo da data. Segundo alguns pesquisadores, enfeitar as árvores em dezembro já era, entre os romanos, uma tradição das festas pagãs do solstício de inverno, tradição que permaneceria até hoje. Outros pesquisadores atribuem a Lutero, na Alemanha, a decoração da árvore como símbolo natalino.

Mas independente de como esta tradição chegou até aqui, enfeitar a árvore de natal é uma tradição largamente difundida entre os países onde a data é festejada.

PRESÉPIO: Outro símbolo natalino é o presépio, cuja palavra deriva do latim praesepio. Segundo a tradição católica, o presépio foi visto pela primeira vez em 1223, quando São Francisco de Assis montou um presépio de palha, para celebrar a data de uma maneira mais realista possível. A tradição se espalhou rapidamente pela Europa.

Tradicionalmente, tanto a árvore de natal quanto o presépio costumam ser montados no final de novembro e início de dezembro, e desmontados em 6 de janeiro, data comemorativa da chegada dos três Reis Magos à Belém.

PAPAI NOEL: A figura do Papai Noel é outro símbolo muito forte e presente em todos os Natais. Na Europa e Estados Unidos, Papai Noel é conhecido como Santa Claus. Segundo a lenda, esse personagem seria um senhor de barba branca, que mora em uma região muito fria no extremo norte do planeta. Na véspera de Natal, o velhinho percorreria o mundo distribuindo presentes para as crianças bem comportadas.

O personagem Papai Noel/Santa Claus foi inspirado no arcebispo turco São Nicolau, do século IV, que costumava ajudar os necessitados com presentes ou um saquinho de moedas. Posteriormente foi declarado santo pela Igreja. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu apenas séculos mais tarde, na Alemanha. O nome Santa Claus deriva do termo Saint Nicholas (São Nicolau em inglês), que quando pronunciado rapidamente, vira “Santa Claus”.

Proximas datas

Veja os dias da semana que caem os Natais dos próximos anos: