Tiradentes

Dia de Tiradentes é celebrado todo ano em 21 de abril. A data homenageia o herói brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como “Tiradentes” em sua cidade, onde exerceu o ofício de dentista, dentre outras atividades. Em 2022 o dia de Tiradentes cai em uma quinta-feira.

O Dia de Tiradentes é um feriado no Brasil desde 1965, quando foi instituída pela Lei Nº 4.897. Veja no calendário abaixo o dia da semana que cai o próximo feriado (em 2023):

Abril - 2023
DOMSEGTERQUAQUISEXSAB
2627282930311
2Domingo de Ramos
345
6Quinta Feira Santa
7Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo)
8
9Domingo de Pascoa
101112131415
161718
19Dia do Índio
20
21Tiradentes
22Descobrimento do Brasil
23242526272829
30123456
Lua CheiaLua Minguante13 Lua Nova20 Lua Crescente27 
Feriado Nacional  Ponto Facultativo  Data Comemorativa Popular  

Imprima aqui seu calendário gratuito:

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, nasceu em 12 de novembro de 1746 na fazenda do Pombal, localidade próxima a São João del Rei e a antiga vila de São José do Rio das Mortes, em Minas Gerais.

A família de Joaquim José da Silva Xavier era dona da fazenda do Pombal, onde trabalhavam também com mineração – chegaram a ter 35 escravos registrados, conforme mostrou o inventário da mãe de Tiradentes. Era portanto uma família de posses. No entanto, o declínio da atividade mineradora nas Minas Gerais e a morte do pai de Joaquim, quando o jovem tinha ainda 11 anos, deixou a família endividada.

Joaquim passou para a tutela do tio, que era cirurgião-dentista. Foi com ele que o jovem aprendeu a profissão que lhe renderia mais tarde a alcunha de Tiradentes. Além de dentista, trabalhou como comerciante, tropeiro e militar, dentre outras atividades.

O declínio da atividade mineradora fez com que a Coroa de Portugal aumentasse ainda mais os impostos e a repressão sobre as capitanias. Cresceu então a insatisfação das sociedades locais, que começaram a organizar movimentos de protesto. Tiradentes envolveu-se em um destes movimentos – o movimento da Inconfidência Mineira, de carater separatista e portanto contra a cobrança de impostos da Coroa portuguesa.

A trama foi descoberta pelos portugueses através da delação do coronel Joaquim Silvério dos Reis, que fazia parte do movimento separatista. No entanto, em troca do perdão de suas dívidas, optou por delatar o movimento. Uma parte do grupo de Joaquim José da Silva Xavier foi capturada. Tiradentes, no entanto, foi o único condenado a morte – foi enforcado publicamente e posteriormente esquartejado.

A figura do herói ganhou projeção nacional a partir de 1889, quando os republicanos propalaram a ideia do dentista como mártir e herói nacional, pelo papel desempenhado contra o domínio Português. A antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi renomeada para Tiradentes em sua homenagem.

Joaquim José da Silva Xavier é também Patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos estados brasileiros. Seu nome também está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 1992.

Próximas Datas

Veja o dia da semana que cai a data nos próximos anos: